quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ILHA DOS FRADES - 2

Como dissemos na postagem anterior, a Ilha dos Frades pertence a Salvador e está próxima à Ilha de Maré. Possui 6 km de extensão, aproximados 1335 hectares. Pequena, mas extremamente bela. Já é uma reserva ecológica, fato homologado em 1982. Tem belíssimas praias, montanhas, cachoeiras e lagos. Sua Mata Atlântica está bem conservada. Ainda pode ser encontrado o pau-brasil entre as espécies

Suas belas praias, morros, enseadas e tudo!




Vista do alto, percebe-se que tem o formato de uma estrela de muitas pontas. Fala-se que são 15 pontas! Esta característica proporciona a formação de pequenas enseadas em todo o seu entorno. Fica a 20 quilômetros de Salvador, medindo a partir do Cais do Porto.

Possui um riquíssimo patrimônio arquitetônico como sejam a Igreja de Nossa Senhora do Loreto do século XVIII, a de Nossa Senhora de Guadalupe do mesmo ano e a de Nosssa Senhora do Bom Parto da mesma época, bem como as ruínas de um lazareto e de um armazém de quarentena de escravos.


SENSACIONAL!
O mar em frente e a mata como fundo


Nossa Senhora do Gaudalupe

Cais caprichado
Cais da Ponta de Nossa Senhora
Mora muita gente
Inclusive, gente mais sofistificada

Paraíso dos Turistas
Mais paraíso
Vegetação irretocável
Ruínas de uma antiga igreja - Tinha que ter

Acesso ao ancoradouro
Ancoradouro

A ilha como um todo - Próxima ao Temadre

Temadre

Já falávamos em ruínas na postagem anterior sobre a ilha. Naquela oportunidade, referíamos à Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, caindo aos pedaços. Agora, deparamo-nos com novos destroços quais sejam um lazareto que foi construído no local e o tal do armazém de quarentena de escravos.
Consideramos que há um grande descaso em relação às coisas patrimoniais e históricas de nossa terra. Não dissemos, entretanto, o porquê desse abandono. Fazemo-lo agora: há noticia de que existe na ilha uma pequena vila conhecida como “Vilarejo de Ponta de Nossa Senhora” onde seus moradores não passam de 50 almas.
Consequentemente, numa extensão de cálculos demográficos, a população da ilha não deve ser superior a 400 pessoas, talvez 500.
Pronto! Está explicado o porquê do descaso dos poderes públicos de relação à Ilha dos Frades. Não é um lugar forte de votos. Excluindo as pessoas que não votam – idosos e crianças, o quadro eleitoral não deve ultrapassar a uma centena de eleitores. Logo, não tem político que se interesse por um lugar deste.
Interesse tem os baianos e turistas que gostam de lindas praias, quase virgens, como a de Ponta de Nossa Senhora, Paramana, Tobar e Viração. Essas, felizmente, não sofreram a ação do tempo.

Um comentário:

  1. Olá. Só queria informar que a foto do navio Maragojipe é de minha autoria e foi tirada em 1983, quando eu tinha 8 anos, pouco antes do navio atracar na ponte de Maragojipe. A internet pelo menos guarda as lembranças. A foto original é colorida, essa eu "sepiei" quando começei a trabalhar com programas de edição de imagem.
    Abraços

    Jorge Dias
    www.portalmaragojipe.com.br

    ResponderExcluir