Hoje são dois
os caminhos que levam o baiano que vai
viajar de avião até o Aeroporto Luiz Eduardo
Magalhães:o chamado “caminho da praia” ou seja a Avenida Otávio Mangabeira até
Itapuã e daí pela Dorival Caimi até o Aeroporto.
Foi construída entre 1947/1950. Em
verdade, o que se fez foi a ligação Amaralina-Itapuã, desde que o asfalto só ia
até Amaralina. De resto eram sítios e pequenas fazendas dividindo as duas
localidades.
O outro
acesso, que poderia ser chamado “caminho do centro” liga o Iguatemi ao Aeroporto. Seria denominado assim, em contra partida ao “caminho do mar.” Foi construído na década de
1970.
Mas, antes de
tudo isto, da construção das duas grandes avenidas, como se chegava ao
aeroporto? Pela EVA. Isto mesmo EVA, sigla da Estrava Velha do Aeroporto. Teria
sido construída pelos americanos que possuíam uma base avançada na localidade.
Essa estrada
também era chamada de Estrada de Santo Amaro de Ipitanga. Corria o ano de 1940 e e a
estrada ficou toda concluída em 1943.
Hoje é
denominada Avenida Aliomar Baleeiro por decreto datado de 1973.
“”Nas
palavras do historiador Cid Teixeira, “eles simplesmente jogaram piche sobre a
terra batida. Se havia um morro, subia-se o morro; se havia uma curva
acentuada, fazia-se a curva” (Urbanidade, 2008). Vale ressaltar que o termo
piche é usado em lugar de asfalto betuminoso pois foram militares, mais
precisamente fuzileiros navais,
estadunidenses que construíram a EVA. Talvez seja essa uma das explicações para
o asfalto da Avenida ainda conservar-se original e razoavelmente em boas
condições.
A estrada possui uma estrutura peculiar, cheia de curvas,
altos e baixos, e alguns despenhadeiros. A presença marcante de resquícios de
Mata Atlântica dá um ar por vezes bucólico ao local, herdado desde sua origem.
Causando a impressão, em alguns trechos, que se trata de uma rodovia que liga
cidades do interior do Estado. O acesso à EVA pode ser pela BR 324 (Brasilgás),
Paralela (São Rafael, Via Regional, Vale dos Lagos, Vila Dois de Julho,
Canabrava e 29 de Março), Cajazeiras, Mussurunga e São Cristóvão.”.
Antes disso, em 1925, com planta de autoria do
engenheiro francês Paul Vachet, fora construída uma pequena pista de pouso. Foi
usada por pilotos famosos que por aqui passaram como Antone de Saint Exupery e
tantos outros.
Posteriormente, foi feito um campo de pouso com uma
pista com cerca de 400x70 metros, pavimentada de cimento, um hangar e galpões
para guarda de materiais da Companhia Aeropostal Brasileira que tinha um
entreposto em Santo Amaro de Ipitanga.
Bambuzal do Aeroporto de Salvador
Em nossas
pesquisas sobre o aeroporto e este bambuzal, encontramos uma citação na
internet absolutamente incrível. Diz o seu autor: " A antiga pista de pouso era dentro do famoso bambuzal, servindo
de camuflagem". Haja coração!
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