segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO- SÃO BENTO-SÃO PEDRO E ROSÁRIO


Na série de postagens que intitulamos “MEU BAIRRO QUERIDO” abordamos na anterior o centro da cidade de Salvador, exatamente aquela área entre a Rua da Misericórdia e a Praça Castro Alves. Poderíamos ter dito em vez de Centro, Centrão, Miolo, talvez, Núcleo.
De resto, o primeiro trecho da Avenida 7 de setembro que começa na Ladeira de São Bento e tem o seu término próximo ao Campo Grande, também pode ser considerado como “Centro”. Todo baiano sabe disso.
Mas, o porquê da dúvida? Pela seguinte razão: a Av. 7 de setembro tem diversas denominações conforme seu trecho. Já no seu inicio na Ladeira de São Bento, chama-se efetivamente “Ladeira de São Bento”; quando alcança São Pedro, ninguém a denomina pelo seu nome oficial – é São Pedro mesmo; no Rosário é Rosário.
Mas vamos a um exemplo prático dessa mistura de denominações. Por exemplo, quem mora no Corredor da Vitória que, oficialmente, é Avenida 7 de setembro, jamais diria que “moro na Av. 7 de setembro, número tal. A mesma situação acontece com o morador do Porto da Barra que ainda é a 7 de Setembro. Sem dúvida que “moro no Porto da Barra” e daí? Não há melhor lugar”.

Possivelmente, mesmo quando se abriu a Av. de Setembro no principio do século passado, existia um bairro de alto padrão. A maioria dos prédios tinha a mesma altura e a sua qualidade era excelente.

Infelizmente, não restou nenhuma foto para comprovar o que se está dizendo. Na falta, resta-nos buscar "traços" dessa qualidade.



Ladeira de São Bento

É o caso acima. Ainda se construia o Ed. Sulacap. Reparem os predios à esquerda (subindo a ladeira) todos da mesma altura. Por outro lado, sendo um local repleto de edificios e templos históricos (Instituto Geográfico e Hisórico - Gabinete Poruguês de Leitura - Igrejas de São Bento, São Pedro, Piedade e Rosário), deveria ter havido melhor critério para as transformações que se sucederam.

E em não havendo nenhum respeito ao que já existia, levantaram-se edificios de grande altura no lugar das belíssimas casas existentes na área. O comércio veio atrás impiedoso e voraz.

 

Ed. Sulacap.`- À esquerda inicio da Av. 7 de setenbro - À direita a Rua Carlos Gomes
 
Ladeira de São Bento
 
 
Convento de São Bento
 
Praça São Bento
 
 RELOGIO DE SÃO PEDRO
 

LARGO DA PIEDADE
 
INSTITUTO HISTÓRICO E GABINETE PORTUGUES DE LEITURA
 
GABINETE PORTUGUES DE LEITURA
 
IGREJA DA PIEDADE
 
IGREJA DE SÃO PEDRO
 



IGREJA DE SÃO PEDRO
 
IGREJA DO ROSÁRIO
 
 

 
 
FINAL DA PRIMEIRA ETAPA DA AV. 7 DE SETEMBRO
 
\

Nenhum comentário:

Postar um comentário