segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - SANTO ANTÕNIO (1)


Após o Pelourinho e a antiga Praça da Sé que era um bairro razoavelmente populoso para a época, Santo Antônio Além do Carmo é uma das localidades mais antigas de Salvador.

Rigorosamente, o bairro teria inicio após a Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo. Manda a lógica que assim se pense.

Oportunamente não custa nada saber a origem do nome Carmo.  Diga-se, de logo, que o nome Carmo é uma variante ortográfica do nome Carmelo, de origem hebraica e significa:  "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor": este nome nos leva para esta famosa montanha da Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada por uma nuvenzinha branca que, num período de grande seca, prenunciava a chuva redentora que cairia sobre a terra ressequida. (copilado de estudos religiosos)

Cruz do Pascoal
Sobre o referido monumento, fizemos uma postagem datada de 11/03/09, intitulada Cruz do Pascoal (salvadorhistoriacidadebaixaealta.blogspot.com.). Tratamos da origem do monumento e os detalhes de sua arquitetura).
 
Gradil
 
Rua Direita de Santo Antônio
 
Mais Rua Direita
 



Magnifico!
Ladeira do Boqueirão
 
Igreja do Boqueirão
 
Largo de Santo Amtônio
 
Forte de Santo Antônio
 
Forte de Santo Antônio
 
Igreja de Santo Antônio
 
Csarão Amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário