sábado, 17 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - BARRA 2 - INTERNA


Faz-se certa confusão entre o que seja Barra e Barra Avenida, bem como entre Barra e Chame-Chame e até, algumas vezes, entre Barra e a própria Graça.
Tradicionalmente,  as pessoas só consideram Barra como sendo a orla desde a Ladeira da Barra até o Morro do Cristo. Mas tem as ruas internas que completam o bairro, bem como tem ruas e avenidas que começam num determinado bairro e terminam noutro.  Isto é comum em qualquer cidade.
Mapa da região
 
Um bom exemplo é Av. Princesa Izabel que se inicia na Barra Avenida e termina no Porto da Barra. Seus moradores moram na Barra ou na Barra Avenida?
É o caso também dos moradores da Rua Augusto Frederico Schimidt. É Barra ou Chame-Chame?
Às vezes, por questões de “status”, fazem-se citações de bairro de acordo com a sua categoria. Na área, o caso mais comum é a mistura entre o que seja Barra Avenida e Graça. Este último ganha as preferências de citações, desde que mais nobre ou foi o mais nobre.
Esquecendo estas celeumas, vamos circular por aí com a câmara do Google.
 Inicio da Av. Princesa Izabel - Destaque para o Hospital Portugês e a Perini
Ainda a Av. Princesa Izabel- À direita duas velhas casas ainda resistem a especulação imobiliária.
 
O proprietário desta casa resistiu por cerca de 10 anos às propostas de compra do imóvel que fica entre duas unidades do Hospital Espanhol. Acabou vendendo, certamente por uma boa nota.
 
Talvez um único prédio de Salvador no formato redondo- Fica na Princesa Izabel
 
A mesma avenida perto doPorto da Barra
 
 

Quase no Porto- Hotel à direita
 
Repleta de belos edifícios
 

Dividida ao meio por pequena praça - Poderia ser coisa melhor
 
 
Rua Barão de Sergy - Correndo paralela com a do Porto da Barra
 
Largo dos Tamarindeiros- Sempre mau cuidado!
 
Famosa doceria

 Rua Barão de Itapoã - À direita a Rua Cezar Zama
 
A nova Associação Atlética da Bahia
 
A.A.B
 
Esta foi uma obra de um cara muito intrépido. A ex-sede do clube estava praticamente perdida. Devia milhões (impagáveis) que nem o Clube Português que acabou. Ai o senhor Ademar da Silva Brito partiu para o tudo ou nada. Negociou o terreno de não sei quantos metros quadrados com uma construtora que faria 3 blocos de aprtamentos para si e construiria um novo clube. O homem também tem muita sorte. A construtora pertencia a gente direita, de palavra. Entregou o clube primeiro que os blocos de apartamentos. Mas o grande presidente criou uma "escola". O novo presidente quer fazer a mesma coisa. Acabar com a nova séde ou parte dela e fazer não sei o que. São outros tempos. Outras circunstâncias. Será que vai encontrar uma construtõra que nem o Ahemar encontrou. Os sócios, hoje em bom número, estão chiando com razão.
 

Rua Alm.Marques de Leão
 
Importante via da Barra. Nela se concentra grande número de bancos.
 
Ainda a Marques de Leão - Centro Nervoso
 
Barra Center
 
Nesta traansversal da Marques de Leão morou Martha Rocha na juventude
 
Não é que a beleza seja tão importante, mas no caso dessa mulher é diferente. Foi uma das mulheres mais belas que o mundo já viu. Como sempre, o império da injustiça colocou-a em segundo lugar. Ninguém sabe quem foi a primeira.
 
 
Martha Rocha

Rua Afonso Celso

Clube dos Oficiais da Marinha - Cabana da Barra




Nenhum comentário:

Postar um comentário