domingo, 29 de setembro de 2013

MAPAS E MAIS MAPAS DO NOVO TRÁFEGO DA BARRA E UMA EXPLICAÇÃO



A internet está publicando diversos mapas relativos às mudanças do tráfego na Barra em razão das obras que irão começar com vistas às obras previstas para o local. Tudo bem! Mas nem todas as pessoas entendem essas modificações olhando estes mapas. É muita sinalização (traços de diversas cores).  Vamos tentar uma explicação complementar com vistas a um melhor entendimento.

Vamos começar com um motorista vindo do Campo Grande pelo Corredor da Vitória em direção à ladeira da Barra, visando chegar, por exemplo, ao bairro de Ondina ou Rio Vermelho:

Corredor da Vitória

Ladeira da Barra - Em baixo o Iate Clube da Bahia

. Descerá a bendita da mesma forma como fazia antes: o tráfego nessa ladeira continua sendo feito nos dois sentidos. Alcançando o Porto não poderá mais entrar na Rua Barão de Itapoan como antes fazia. Agora essa rua é contramão. Deverá seguir em frente em mão única, passando pelo Hospital Espanhol. Acrescente-se ainda que esse local está com metade da rua interditado. Adiante na altura do Edifício Oceania,  na esquina da Rua Marquês de Leão com a Atlântica, deverá virar à esquerda pegando a Rua Marquês de Leão; alcançar a Miguel Burnier (Rua da Perini) até chegar na Rua Airosa Galvão para em seguida, virando à esquerda, alcançar de novo a Av. Atlântica na altura do Morro do Cristo e ai, então, chegar à Ondina. Nesse trecho ( Cristo-Ondina) o tráfego continua sendo feito nos dois sentidos. Cuidado!

Ed. Oceania 

Ao retornar, procure evitar Ondina-Cristo. Deverá subir o entorno do Morro do Ipiranga e sair na Centenário. Uma vez nela e admitindo-se que você pretende voltar ao Corredor da Vitória por qualquer razão  Deverá fazê-lo da mesma forma como era anteriormente: alcança a Rua Frederico Shimith (esquina do Super-Mercado Bom Preço) e ao alcançar a Rua Marquês de Caravelas vire à direita. Antes, nesse local vc. também poderia virar à esquerda em direção ao Posto da Alameda. Agora não! A Marquês de Caravelas é só mão em direção ao Porto.  Claro que você poderá virar à direita numa das ruas que dão na Av. Princesa Izabel e alcançar a Vitória pela Graça,  mas você quer voltar pela Ladeira da Barra por teimosia ou costume. Aí você alcança o Porto sem maiores problemas e subirá a Ladeira da Barra, igualmente sem nenhuma dificuldade, a não ser os carros noutro sentido (não esqueça que permaneceu a mesma coisa nesse local).

Nova orla

 Mas na Marques de Caravelas tem uma grande modificação: na altura da Associação Atlética. Ai começa a Rua Barão de Itapoã. Tradicionalmente esta rua era mão Barra –Marquês de Caravelas. Agora não! Ai vc. pega a Rua do Porto e em seguida  a Ladeira da Barra. Também  vc. pode virar a esquerda em direção ao Farol. O mais certo nesse trajeto é virar à direita pela Alameda Antunes. Tome-a e alcance a Princesa Izabel que continua como era e saia na base da ladeira da Barra.



De relação à rua Afonso Celso continua na mesma, ou seja sentido Alameda- Largo do Farol, contudo, você não poderá virar mais à direita em direção ao Hospital Espanhol. Agora esse trecho é só mão sentido Porto-Farol.

De resto, você não poderá mais circular de carro na Av, Atlântica- Farol- Barra Center. Não será apenas aos domingos. Deverá ser para sempre a não ser que o novo prefeito seja do contra e resolva abrir de novo a rua. Na Bahia é sempre possível!

Ah! Estacionamento? Se já era difícil após  as proibições relativas ao lado do mar, agora ficou ainda mais. Somente na ruas internas. É só chegar muito cedo na altura de 5 horas de manhã.

Tem mais uma coisa. E o réveillon? Já estão dizendo que este ano não haverá réveillon na Barra devido às obras. Será? Não vai dar tempo segundo alguns; já outros dizem que haverá. Mas vamos admitir que efetivamente não fiquem prontas as obras no trecho Farol-Barra Center e no Largo do Farol. Nesse caso onde se faria o réveillon? Ondina?  Amaralina? Só na Boa Viagem. É uma boa alternativa. Recuperaria uma das maiores festas de antigamente.

Ondina
Amaralina
Boa Viagem - Será?

E o Carnaval? Ai pegou! Em nosso entendimento o Circuito Barra-Ondina já era. É de se imaginar os enormes Trios Elétricos mais o povo sobre o novo equipamento. Certamente que haverá estragos de várias naturezas. Será que alguém já pensou nisto? Achamos que não, do contrário já estariam falando das opções de um novo circuito. Será que chegou a hora do Comércio? Parece que sim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário