quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PORTA DE SANTA CATHARINA- NORTE DA CIDADE

Vimos que a porta de Santa Catharina, lado norte da antiga Salvador, foi aberta em 1551 para dá passagem aos jesuítas que construíram fora dos muros da cidade a Igreja da Sé e um colégio. A da Barroquinha certamente já teria sido aberta muitas vezes para que transitasse os animais que carregavam as barricas de água para abastecimento da cidade. E a porta de Santa Luzia, quando se abriu?
Não demorou muito! Acredita-se que em 1549 o governador Tomé de Souza mandou erigir uma ermida na Enseada da Preguiça, onde hoje se acha a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Foram feitas as primeiras descidas por caminhos estreitos. A coisa melhorou por volta de 1623, mas somente em 1765 foi iniciada a construção dessa igreja no seu atual aspecto.



Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia


Em 17 de dezembro de 2009 em postagem feita em nosso blog sobre a Cidade Baixa, escrevíamos: “O projeto é atribuído a Manoel Cardoso Saldanha। Na época foi contratado o mestre-pedreiro, Eugênio da Mota que em Portugal acompanhou a modelagem das pedras de Lioz que compõem a sua fachada। Viajou com elas. Deve ter acompanhado o transporte das mesmas da nau que as trouxe até a Enseada da Preguiça e fez questão de supervisionar sua montagem. Verdadeiro “quebra-cabeça! As peças eram todas numeradas. Conta-se que algumas delas se perderam num naufrágio. Foi necessário encomendar outras. Imagine o trabalho que deu para saber a numeração das mesmas.”

Mas, enquanto já se descia em direção à Preguiça, não se subia em direção a São Bento e São Pedro.

Ainda havia muito receio dos índios tupinambás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário