segunda-feira, 14 de março de 2011

O EXTRANHO CAMINHO DE SANTA TEREZA

A construção do Convento de Santa Tereza entre a Avenida Visconde de Mauá e a Rua do Sodré, deve ter sido espinhosa. Diz-se até que, após muita labuta com os materiais subindo na mão, fora construído um guindaste que ligava a Enseada da Preguiça ao alto do morro nas proximidades onde é hoje o convento. Não há vestígios desse equipamento, citado que foi por José Antônio Caldas em 1759 em sua obra “O panorama da cidade de Salvador”.

Essa dúvida aumenta quando equipamentos semelhantes foram instalados na cidade e aí está o resultado de cada um deles: o Guindades dos Padres por exemplo, transformou-se no Plano Gonçalves; está ai também o Guindaste do Pilar que deve ter servido às obras das igrejas em Santo Antônio Além do Carmo ou pelo menos, ajudou o transporte de muitas mercadorias oriundas dos trapiches dessa área, em grande número.

Pesquisando na era moderna com recursos maravilhosos tipo Google Earth, estamos levantando uma hipótese que talvez ninguém tenha ainda percebido: um caminho com facilidades técnicas de subida nas proximidades do Convento de Santa Tereza e um caminho, possivelmente para animais ou até mesmo uma carroça . Vamos vê-lo:


O estranho caminho


Claramente, ele liga o principio da Av. Visconde de Mauá e desce até a atual Contorno. Antes da construção da avenida, devia descer até à praia – Enseada da Preguiça

Estranho caminho em lilás ou roxo


A distância entre onde termina ou começa o caminho na esquina da Av. Visconde de Mauá e o convento é de 174 metros.(traço vermelho) O caminho em sí, medido com as curvas é de 110 metros.(traço amarelo). Perfeitamente viável.

(quem quiser vê-lo melhor, aconselhamos o uso do zoom do computador).

Procuramos em vão vestígios do antigo guindaste de Santa Tereza. Não encontramos nada! Por enquanto, ficamos com o extranho caminho e a imaginação que talvez tenha sido por ele que os tijolos feitos em Itaparica e que levantaram o grande convento, talvez tenham subido magicamente por ele. Eis a questão, como disse alguém.


O convento no alto do morro



O mesmo


Vista aérea do grande conjunto


Uma das portas de entrada


Sua extenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário