quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

LAVAGEM DO BONFIM - AMANHÃ DIA 17-1-13


Amanhã se realiza mais uma Lavagem do Bonfim. Não estarei presente. Questões de saúde. Ficarei em casa pensando como ela será.  As mesmas baianas, Filhos de Ghandi, as carroças com seus jegues enfeitados, todo mundo de branco, inclusive o novo prefeito que está com a bola toda. O governador estará apenas representado pelo seu vice. (Acha-se na China, bem longe). Mais jovem, têm mais saúde para receber os apupos do povo.  Ele não tem nada com isto. Não foi ele que entrou em choque com professores e outros servidores públicos.  Haverá de sorrir que é a melhor maneira de enfrentar situações tais. Claro que não pode baixar a cabeça. Seria como que aceitar. Sim, vocês estão certos!  Não é o caso. Não é comigo. As finanças do estado não podiam atender o tamanho das reivindicações.  Vocês não compreendem; estão indo atrás dos pelegos de plantão. E na mesma proporção que aumentam as vaias, crescem os aplausos ao novo prefeito. É proporcional!
Enquanto isto,  em nossa imaginação, já estamos caminhando em direção ao Bonfim. Chegamos ao Pilar. Quanta degradação!  O novo Prefeito deve estar atento ao problema. É uma excelente oportunidade para ele sentir a situação. Estivesse de carro e não perceberia certos detalhes do estrago geral dessa parte da cidade.
Caminha mais um pouco e já se encontra em frente à Feira de São Joaquim. Será que ele vai ter peito para reformar totalmente esse centro comercial?  Uma dezena de prefeitos já passou  pelo local e nenhum deles foi capaz de transformar essa feira em algo digno de nossa cidade, numa Cantareira baiana. Aliás, já fizeram uma parte o ano passado. Aproveitaram um galpão velho, parece que pertencente à Navegação Baiana e transferiam alguns feirantes para lá.  Deu uma melhorada, mas o que se faz necessário mesmo é uma reforma geral. O local é muito bonito. Infelizmente a maioria das pessoas não conheceu a Enseada do São Joaquim como nós conhecemos.  Já teve até jogo de polo aquático no local, à noite. A sede náutica do São Salvador ficava à esquerda da enseada e ainda não havia sido construído o prédio à direita onde funcionou a Petrobrás e hoje é uma escola, um centro educativo.
Feira de São Joaquim
 
Chegamos à Calçada. Virou uma feira. Tem tabuleiro de frutas por todos os lados.  Parece que o baiano gosta de feiras. Aliás, ali perto já funcionou uma feira de verdade, chamada Feira do Cortume.  À esquerda funcionava a penitenciária do Estado, hoje em ruínas. É outro lugar de absoluta degradação. Quando chove é uma calamidade. Ninguém passa. Para completar, diz-se que à direita, subindo para a Liberdade, funciona o maior centro de distribuição de drogas de Salvador. Os taxeiros  e os carteiros, se recusam a andar no local. A correspondência é entregue num bar da esquina, já na Liberdade. Os taxeiros deixam os clientes a 100 metros do local desejado.






Largo da Calçada e seus tabuleiros de fruta
 
 
Ai chegamos aos Mares e sua bela igreja. Alcançamos a Avenida Fernandes. Está toda tomada por casas comerciais. Antigamente só tinha residências. A que lhe é paralela, a Barão de Cotegipe, também é só comercio. Em dias normais o trânsito é um inferno.
Mais um pouco e já estamos no Largo de Roma. Diz-se que no local será implantado um “memorial” em homenagem à Irmã Dulce. Vejam o que vão fazer. As últimas praças feitas em Salvador, Wlson Lins, Dodô e Osmar ficaram a desejar. É hora de se fazer algo monumental, de bom gosto pelo menos. Será uma referência turística.
Por fim já estamos no Bonfim. O atual Prefeito é muito jovem.  Deve fazer  toda a caminhada, diferentemente de algus de seus antecessores. Esses começavam  andando na Conceição da Praia; alçavam a Rua Miguel Calmon sob uma chuva de papel picado e ali no Pilar, mais ou menos, pegavam um carro oficial e saltavam na Baixa do Bonfim. Ficavam aguardando a Lavagem chegar. Aí se punham em meio às baianas e subiam a ladeira cantando o hino ao Senhor do Bonfim. Isto é que homem de resistência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário