quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CAMINHOS DE ITAPAGIPE DO SENHOR DO BONFIM

A Península de Itapagipe fica numa das extremidades da Cidade Baixa. Vamos iniciar a História da Cidade Baixa por ela. Vamos percorrer seus caminhos que chamaremos doravante "CAMINHOS DE ITAPAGIPE DO SENHOR DO BONFIM".
Por que Itapagipe do Senhor do Bonfim e não simplesmente Itapagipe? Primordialmente, pelo abandono que esta área vem sofrendo há mais de meio século e talvez acrescentando algo ao seu nome (Senhor do Bonfim), possamos reverter esse quadro.

Em qualquer parte do mundo isto já teria sido feito! A junção do nome da localidade a de um santo é notória, absolutamente comun. Portanto, doravante o chamaremos assim. Justiça se lhe faça! A Colina, o Templo, Senhor do Bonfim estão no seu espaço. Aqui mesmo em Salvador temos alguns exemplos: Bairro da Graça, porque no local existe a Igreja de Nossa Senhora da Graça. Conceição da Praia, em razão da existência nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia e de todos os povos de lingua portuguesa.


Este trabalho vai apresentá-lo como talvez ninguém dantes o fez estamos crendo, unindo o passado ao presente e quem sabe, ao futuro. Caminharemos pelo seu espaço físico e viajaremos no tempo. Queremos despertar a curiosidade, o orgulho de quem conhece ou não Itapagipe do Senhor do Bonfim, a fim de que ele volte a ser o grande e sofisticado balneário que numa certa época foi.


Comecemos definindo o verdadeiro espaço geográfico do que seja Itapagipe do Senhor do Bonfim, localizado a 12º, 48’, latitude sul e 39º, 34”, longitude oeste.


Há uma certa controvérsia sobre onde realmente começa o bairro. Há quem afirme que ele tem início na Calçada, chegando ao São Joaquim e até se aproximando da antiga Água de Meninos. É muita coisa! Isso é devido ao inicio geográfico da Peninsula de Itapagipe. Antes das imagens via satélite que hoje possuímos, parecia que a grande península tinha início nas duas últimas localidades que acabamos de citar.


Reconstituindo a mesma, fica bem nítido que o começo da península se dá na Calçada e em linha reta, estende-se até a Bacia do Bairro do Uruguai.
São Joaquim e Água de Meninos fazem parte de outra península: a Península de Salvador. Rigorosamente, Salvador é uma grande península!

Nenhum comentário:

Postar um comentário