domingo, 11 de outubro de 2009

CAMINHO DE AREIA - AV. TIRADENTES

O primeiro grande acesso à Itapagipe se dá através à Avenida Caminho de Areia, antiga Av. Tiradentes, numa extensão de 1
.400 metros. Tem esse nome por que, àquela época, era todo em areia. O mar chegava até ali e, possivelmente, avançava até os Dendezeiros onde se situam as dependências da Vila Militar.
 

Av. Caminho de Areia - Principio no Largo de Roma

 
Meio da avenida
 
 
Chegando ao fim no Largo do Papagaio - Destaque à direita: Mansão dos Catharinos. Belíssima!
 
Nos idos de 1940, o espaço dessa vila ia até onde hoje funciona o Hospital Santo Antônio de Irmã Dulce. Nessa parte ficava a cavalariça da Vila onde emergiam pequenas dunas de areia, muito branca. Sem dúvida, um sinal evidente de que o mar chegou junto e limpo. Era um braço que vinha da Enseada dos Tainheiros à direita da península. Tomava todo o Bairro do Machado (Maçaranduba) e Jardim Cruzeiro de hoje e se espraiava até os Dendezeiros, ocupando todo o espaço do Caminho de Areia e da Rua Henrique Dias. É de se imaginar como era enorme a bela enseada!
Em determinada época, entre meados do século XIX e princípio do século XX, “nomearam” esse espaço como aterro sanitário de Salvador e aí surgiram os bairros do Machado e Jardim Cruzeiro, tomados do mar. Tomado do mar também foram os chamados Alagados. Em nosso entendimento, esse último é uma conseqüência daquele primeiro aterro, do qual surgiram os dois bairros que acabamos de citar. Deram certo e proseguiram na “grande” idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário