terça-feira, 20 de outubro de 2009

IGREJA NOSSA SENHORA DOS ALAGADOS

A Igreja de Nossa Senhora dos Alagados fica localizada no alto de uma colina, praticamente ao término da Rua do Uruguai. Uma transversal à esquerda vai sair na Avenida Caminho de Areia. Logo, a igreja está situada dentro do que chamamos Itapagipe do Senhor do Bonfim.

Foi fundada em 07 de julho de 1980 e inaugurada pelo papa João Paulo II por ocasião de sua primeira visita ao Brasil e a Bahia. Antes do papa, esteve nos Alagados Madre Tereza de Calcutá, tendo fundado a creche das Irmãs Missionárias da Caridade, existente até hoje.
Muito antes da Madre, por volta do ano de 1943, Irmã Dulce já atuava na área, realizando um trabalho assistencial e educacional. Fundou a Irmandade “Filhas de Maria Servas dos Pobres” que existe até hoje e construiu o Colégio Santo Antônio.
Igreja Nossa Senhora dos Alagados
Em nossa busca de informações sobre esta Igreja , encontramos esta pérola na internet: “a igreja de estilo contemporâneo e em formato retangular, muito se assemelha às moradias da região”.

Que moradias? Estas da rua principal do bairro? Não acredito! É impressionante a sucessão de citações equivocadas e impressões distorcidas que existe sobre Itapagipe. A acima citada é uma delas. O leitor desprevenido poderá pensar que o bairro é todo certinho e bonitinho. Não é!


Ou esta? A foto de palafitas que continuam a surgir nas beiradas da Enseada dos Tainheiros, beiradas que ainda atingem o bairro do Uruguai pela direita de quem o olha do Largo dos Mares.

Só tem uma solução. A contenção desse avanço com a construção de uma avenida contornando toda esta área até Plataforma ou Lobato, como haveremos de sugerir mais adiante. Primeiramente um cais, depois a avenida.

Um comentário: