quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ITAPAGIPE DO SENHOR DO BONFIM

A Península de Itapagipe fica localizada numa das extremidades da Cidade Baixa. Vamis iniciar a história da Cidade Baixa por este maravilhoso acidente geográfico.
Iremos percorrer seus caminhos os quais, doravante, denominaremos "Caminhos de Itapagipe do Senhor do Bonfim" e não, simplesmente, Itapagipe. Porquê? Primordialmente, em razão do abandono que esta área da cidade vem sofrendo ao longo de muitos anos, mais de meio século. Talvez acrescentando "Algo" ao seu nome (Senhor do Bonfim), possamos senão reverter esse quadro mas pelo menos amenizá-lo e torná-lo dígno.
Em qualquer parte do mundo isto já teria sido feito! A junção do nome de uma localidade à de um simbolo existente na mesma é notória e muito comun. A Colina, o Templo, Senhor do Bonfim estão no seu espaço desde imemoriais tempos.
Aqui mesmo em Salvador temos bons exemplos. O bairro da Graça tem esse nome pela existência no local da Igreja de Nossa Senhora da Graça. Conceição da Praia, por sua vez, recebe esse nome pela presença nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia e todas as nacões de língua portuguesa. Santa Catarina, São Paulo, São Vicentte, Baia de Todos os Santos, reforçam a tese.
O presente trabalho visa apresentar Itapagipe do Senhor do Bonfim como talvez. ninguém dantes o fez, estamos crendo. Tentaremos unir o passado ao presente e, quem sabe, ao futuro. Caminharemos pelos seu espaço físico e viajaremos no tempo.
Objetivo: precisamos despertar a curiosidade e o orgulho talvez, de quem conhece ou não Itapagipe do Senhor do Bonfim, a fim de que este possa, senão voltar a ser o grande balneário que um dia foi, mas pelo menos , torná-lo um lugar mais agradável e dígno de uma cidade como Salvador.
Começemos definindo o verdadeiro espaço geográfico do que seja Itapagipe do Senhor do Bonfim, localizado a 12 gráus, 48' latitude sul e 30 graus, 34", longitude oeste.
Há uma certa controvérsia sobre onde realmente começa Itapagipe do Senhor do Bonfim. Uns afirmam que ele começa na Calçada, chegando no São Joaquim e se aproximando da Água de Meninos. É muita coisa!
Essa interpretação é devida ao início geográfico da Península de Itapagipe.
Antes das imagems que hoje possuimos via satélite, parecia que a grande península teria começo nas duas últimas localidades acima citadas (São Joaquim e Água de Meninos).
Buscamos as mesmas e fica bem claro que a bela península tem início efetivamente na Calçada e numa linha reta, estende-se até a Bacia do Bairro do Uruguai. São Joaquim e Água de Meninos ficam fora do contexto, desde que, rigorosamente, fazem parte de outra grande península, a Peninsula de Salvador que se afunila na itapagipana como se fosse um pêndulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário