segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DESCASOS E CUIDADOS COM O PORTO DOS TAINHEIROS

A Prefeitura está tentando transformar o Porto dos Tainheiros num lugar melhor do que efetivamente é, ou seja, uma Enseada no conjunto da Baía de Todos os Santos e dentro dela própria, pequenas ilhas e ainda algum mangue lá pelos lados de Lobato e Santa Luzia.

Não é todo lugar que tem o privilégio de ter uma enseada desse porte, ou seja, um recorte na linha costeira, o qual forma uma pequena baia, ou seja, a Enseada dos Tainheiros é uma baia dentro de uma baia.

Antigamente, para os gregos enseadas significavam ótimos locais para desembarque de tropas em períodos de guerra Alguns chamam as enseadas de conchas em razão de seu formato ovalado.
O termo “enseada” deriva da palavra “seio” ou “seno


Enseada dos Tainheiros

A bela Ilha dos Ratos dentro da Enseada dos Tainheiros

Contudo, apesar dos esforços, tem muita gente que não se enquadra em  certas normas de organização, digamos urbana – fazem o que querem e bem entendem . É o caso adiante. Determinado cidadão conserta saveiros, iates e companhia em plena rua. Outros encalham velhas escunas nas proximidades do cais para recuperação de algumas peças. Um caos!

Em plena rua e passeio


Enquanto isto, um cidadão pinta a sua casa de uma cor berrante e chamativa, mas pinta, o que demonstra um cuidado com a mesma. Essas cores, bem como o amarelo carregado, eram muito usadas antigamente.

O casarão do lado poderia ser reformado e também pintado, de amarelo, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário