quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CONCEIÇÃO DA PRAIA

Hoje a Conceição da Praia se restringe a uma rua de uma única calçada. Uma fileira de antigos prédios quase todos da mesma altura. Um comércio de artigos de pesca,alguns armarinhos, prostíbulos e em meio a tudo isto a maravilhosa Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia que empresta seu nome ao local.
Acima uma representação de como poderia ter sido a Conceição da Praia antes do incêndio que destruiu o antigo Mercado Modelo. A faixa amarela seria o mercado e em frente o corredor de prédios de 4 a 5 andares que ainda hoje existem nesta rua.

Antiga foto da área
A foto acima nos ajuda a formar uma melhor idéia de como era esta área antes do incêndio. No primeiro plano a Praça Cayru e seu monumento, depois o Mercado e à esquerda a nossa Rua da Conceição da Praia, perfeitamente delineada. A fileira de prédios termina ao lado da igreja.

Hoje ela é assim.
Vê-se na foto pedaço do monumento à Cidade do Salvador, o novo Mercado Modelo e o prédio onde se fará o Hotel Hilton, de resto a rua com sua ampla calçada e os prédios quase todos da mesma altura. Alguns já com suas portas e janelas fechadas, fruto da degradação geral do comércio.
Para quem conheceu a área que é o nosso caso, sente-se um vazio à esquerda. Não só um vazio espacial de algo que não existe mais, mas de um vazio sentimental. Também um vazio de gente, de povo movimentando-se freneticamente, vazio de sociabilidade. Hoje, o comércio dessa área fecha mais cedo que em outros lugares. É a vez dos prostíbulos que desceram da Montanha.


Uma amostra!

Nota: “amostra” – dicionários – “ fração representativa de uma população”


Nenhum comentário:

Postar um comentário