Como vimos na postagem anterior, não será através da Via Náutica que se vai mudar o panorama da Cidade Baixa, infelizmente. Há, entretanto, no aspecto urbano, outros projetos que poderiam ser tocados. Neste trabalho, sugerimos alguns.
Por exemplo, a via Contorno do Bonfim. Teria começo na Ponta do Humaitá. Seguiria por toda a área da chamada Pedra Furada – Rua da Constelação - Estaleiro do Bonfim- Porto da Lenha- Porto do Bonfim, até alcançar a Avenida Beira Mar.
Dizia, naquela oportunidade: “Como se sabe, entre essas localidades há diversas interrupções e é um lugar muito bonito. Possivelmente, será a continuação da avenida que a Prefeitura está cogitando fazer na Luiz Tarquínio”- (Obras de ampliação do Porto).
Sugerimos também a Avenida Contorno dos Alagados. Faria o contorno da hoje Bacia do Uruguai até alcançar a Enseada do Cabrito em Plataforma. Ela evitaria a continuação do avanço das palafitas que ainda continuam tomando o mar em diversas partes da Enseada, principalmente nas chamadas Bacias do Uruguai e do Joanes.
Avenida Contorno dos Alagados ou, simplesmente Avenida dos Alagados
Aí sim, retomar-se-ia o grande projeto que foi a construção do cais que protege o Porto dos Tainheiros até o Porto da Lenha. Ele não foi perfeito porque, na época, omitiu-se a Avenida do Porto dos Mastros, ensejando a invasão dos Alagados de Itapagipe.
Também falhou quando não prosseguiu do lado do Porto da Lenha. Ai estancou. O morro à frente meteu medo. Está na hora de vencê-lo!
Também falhou quando não prosseguiu do lado do Porto da Lenha. Ai estancou. O morro à frente meteu medo. Está na hora de vencê-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário