segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

REI MORTO, REI POSTO

Derrubadas as paredes do antigo Mercado Modelo ficou livre uma grande área. Grande parte dela foi ocupada pela Marinha, sua proprietária. A Prefeitura de Salvador, contudo, conseguiu um pedacinho e encomendou ao escultor Mario Cravo um monumento em homenagem à cidade. O grande mercado já tinha sido esquecido. Rei morto, rei posto! Nem bem a desgraça tinha passado, ainda no ar o cheiro da coisa queimada, e o grande escultor monta esta obra.
Homenagem à Cidade de Salvador

Ninguém entendeu o significado da mesma, se é que tenha significado. Os artistas modernos costumam dizer que, cada um que dê o seu significado. Em assim sendo, o povo começou a dizer o que pensava. Uns diziam que eram os testículos de ACM. Outros, que eram os “apitos” de Armando Marques, ex-famoso juiz de futebol. Outros que eram as “bundas” das baianas, gostosíssimas. Teve gente que achou que as peças vieram montadas de Brasília em razão de certas semelhanças arquitetônicas.
 
O juiz Armando Marques em ação
 

Mas a coisa foi ficando e hoje faz parte do grande cenário dessa parte da cidade, principalmente visto de cima.

A mesma controvérsia aconteceu em Paris quando se construiu a chamada Pirâmide do Louvre, isto é, na praça onde se encontra o Museu do Louvre.


 
 
Pirâmide do Louvre
 
Rua do Louvre -Paris

Projeto do arquiteto sino-americano Ming Pei. Inaugurada em 1988 ela está situada na praça central do museu, a Cour Napoléon, e funciona como entrada principal. A construção deste edifício provocou um grande debate. O argumento da turma do contra era que esta forma futurista, com um estilo internacional, estava fora do contexto clássico do museu.
Paris

A turma a favor considerava que o choque entre o contemporâneo e o clássico é interessante.

O mesmo se aplica ao monumento em homenagem à cidade de Salvador. O mesmo choque, desde que guardadas as devidas proporções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário