sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FORTE DE SÃO MARCELO - 1

Forte de São Marcelo e Nossa Senhora de Púpulo
 
Pouca gente sabe que o nome completo e, portanto, verdadeiro, do Forte de São Marcelo é, “Forte de Nossa Senhora de Púpolo e São Marcelo”. Ainda menos gente haverá de saber quem foi Nossa Senhora de Púpolo!

Nossa Senhora de Púpolo

A mesma Nossa Senhora do Púpolo em outra representação

Temos duas representações da referida santa, ambas carregando uma criança no braço esquerdo. Diferentes uma da outra? Talvez, por questões artísticas, mas há de se reparar o nariz aquilino de ambas; as mesmas posições das mãos, a da esquerda com o dedo mínimo mais aberto; bem como a mão direita da criança na mesma posição nos dois quadros.

O culto à Madonna Del Pópulo tem raízes na Itália, sobretudo na Renascença e no Barroco. Existem dezenas de igrejas e capelas com a invocação da Senhora de Pópulo ou da Santa Maria de Pópulo. “Ela é a Nossa Senhora que se condói do povo que sofre, notadamente do povo que é flagelado pela peste”. Por isso, a consagração de Igrejas e Capelas italianas à Madona Del Pópulo, surge, frequentemente, associado à eclosão dessa doença.
 
Mas, além de Nossa Senhora de Pópulo, o forte também é de São Marcelo. Seria injusto não nos referirmos ao mesmo. Ambos se merecem! São Marcelo foi 30º Papa da Igreja Católica. Nasceu em Roma em 27 de maio de 308. Durante seu pontificado, ocupou-se da tarefa de obter perdão para os cristãos que tinham renegado a fé durante o período da perseguição. Preso e exilado por causa dessa determinação, morreu martirizado.

São Marcelo

Fato curioso aconteceu em nossas pesquisas sobre o Forte de São Marcelo. Alguém o chamou de Forte São Marcelino. A princípio, julgamos tratar-se de um diminutivo do nome Marcelo. Não era! Era confusão mesmo! Temos visto muitas delas!

São Marcelinho existiu mesmo e não tem nada a haver com o nome do forte. Foi o 29º Papa da Igreja Católica. Seu papado se realizou entre 30 de junho de 296 a 25 de outubro de 304.
Fato curioso aconteceu quase um século depois de sua morte. Foi acusado de ter queimado incenso a deuses pagãos. Pode?

São Marcelino



Forte de Nossa Senhora de Pópulo e São Marcelo

Por fim o grande forte em todo o seu esplendor. Foi erguido sobre um banco de recifes a pouco mais 300 metros do cais do Porto.




2 comentários:

  1. quem fez essa disgraça épulta ou vagabundo aqui so tem a pulta que bariu quem fez nao diz sobre nada essa pinoia

    ResponderExcluir
  2. Parabens realmente para todas essas informaçoes e seu grande trabalho de pesquisa para reunir esses dados !!
    uma perguntinha: voce escreve que Sao Marcelo foi o 30° papa e nasceu terceiro de maio de 308, mas depois voce menciona sao Marcelinho, o 29º papa entre 30 de junho de 296 a 25 de outubro de 304. entao, o que aconteceu com os papas entre 304 e quando Sao Marcelo chegou a ser papa ???
    obrigado !!
    Nicolas (nickduce@aol.com)

    ResponderExcluir