sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FORTE DE SÃO MARCELO - 2

Forte de São Marcelo (Inspirado no Forte São Lorenço do Bugio)


Forte de São Lourenço do Bugio

O Forte de São Lourenço do Bugio, também conhecido como Forte de São Lourenço da Cabeça Seca ou simplesmente Torre do Bugio, fica localizado na foz do rio Tejo, na Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Distrito de Lisboa, em Portugal.

O local onde se ergue é um banco de areia formado pelo assoreamento da foz do rio, fruto da dinâmica da confluência de suas águas com as do Oceano Atlântico. É o único com a superficie acima da linha da maré durante todo o ano, daí a toponímia de cabeço ou cabeça seca. A tomonímia bugio pode ser atribuída ao francês “bougie” (vela) devido à semelhança da sua estrutura circular e da primitiva torre encimado por um farol, com uma vela acesa sobre seu castiçal.


Castelo de Santo Ângelo

Outro forte que dizem ter inspirado os projetistas do Forte São Marcelo foi o Castelo de Santo Ângelo em Roma, também conhecido como Mausoleu de Adriano.

A sua atual designação remonta aos anos 590, quando de uma epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo. O anjo embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar a aparição, foi erguida uma estátua de um anjo, inicialmente em mármore e depois em bronze.

Diferentemente do Forte do Bugio, o Castelo de Santo Ângelo não está implantado sobre a água. Está em terra. Só a sua forma, foi inspiradora. Mesmo assim, é válida a citação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário