O dia dedicado à Santa é 8 de dezembro. Todos os anos faz-se uma festa em torno, estendendo-se até a Praça Cairu. São montadas barracas de comidas e bebidas, hoje padronizadas. A freqüência já não é boa, tanto em qualidade quanto em quantidade. Nas proximidades funcionam bordéis que tomam conta da festa. Não era assim! Tanto na véspera quanto no dia, todo um povo descia para a Conceição. As barracas, centenas delas, tinham sua individualidade. Flor da Conceição! Felicidade! Iemanjá! 2 de Julho! Bar da Zeca! Bar Messias!
Em verdade, a festa começa 9 dias antes. São as novenas. Na manhã do dia 8 é realizada uma grande missa, geralmente celebrada pelo arcebispo. À tarde, é realizada uma procissão pelas ruas do Comércio. São os únicos atos de contrição, porque de resto é muito samba, muita capoeira, muita bebida e muita briga.
adorei as fotos da igreja mais a minha e muito mais linda agora ta em restauraçao mais não deixa de ser linda a nossa padroeira e nossa senha da conceiçao em ceara-mirim e a maior igreja do nordeste brasileiro
ResponderExcluir