quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MERCADO MODELO - O NOVO - 3A PARTE


O Mercado Modelo - Frente e Fundo - Fotos maravilhosas graças ao Google Earth

 
No mercado encontra-se de tudo! Confecções, redes, instrumentos musicais típicos, entalhes de madeira, rendas, bordados, bijuterias, objetos de decoração, peças de couro, cerâmica, bonecas de pano vestidas com trajes típicos, objetos religiosos, muita prataria, bebidas típicas, pimenta, rapadura, etc. etc.

Tem também dois grandes restaurantes que vivem às turras pelos clientes que deles se aproximam. Como estão situados num mesmo salão, dividido ao meio, faz-se uma disputa acirrada pelo ganho de cada consumidor. De um lado se posicionam as “baianas” do Restaurante Maria de São Pedro; do outro, ficam as adversárias “baianas” do Restaurante Camafeu de Oxóssi. Não é um bom começo. O assédio constrange os turistas. Em termos, a situação é parecida com os vendedores de fitas do Senhor do Bonfim. Só faltam agredir os turistas.


Restaurantes: Maria de São Pedro (mesas com toalhas azuis e Camafeu de Oxóssi (mesas com toalhas brancas).

Em seu conjunto, o Mercado Modelo possui 262 per - missionários, estando 127 no primeiro andar e 135 no térreo, e estes pagam mensalmente valores que variam entre R$ 189,00 e R$ 979,00.

Os produtos vendidos no Mercado Modelo são provenientes de todas as partes do Brasil, Bahia inclusive, naturalmente. Seu principal consumidor é o turista e como tal, não havendo uma política de conscientização, geralmente, os preços são elevados. A população local sabe disto. Poucos da terra freqüentam o local.

A presença do Mercado Modelo é significativa para a Cidade Baixa. Seu funcionamento gera um mercado paralelo que se sustenta devido ao mesmo.

Os dois grandes restaurantes, além da parte interna mostrada acima, dividem em partes iguais a varanda que o circunda para os lados e laterais do mar. Do local desfruta-se de uma vista maravilhosa. Captamos algumas delas, enquanto saboreávamos uma moqueca de peixe no Restaurante de Maria de São Pedro, mais tradicional e apenas por isto. Também gostamos do Camafeu. Não vamos brigar!


Escola de Aprendizes de Marinheiro - Monumento à cidade - Parte da Cidade Alta



Saveiros de pesca


Forte São Marcelo






Nenhum comentário:

Postar um comentário