terça-feira, 24 de novembro de 2009

PILAR - 2

Como se disse anteriormente, grande parte do Pilar fica em nível suspenso em relação à Avenida Jequitaia, com ligações através pequenas ladeiras ou escadas. Duas dessas escadas se encontram nos fundos do prédio da antiga Receita Federal.
Como o mar chegava às bordas da atual Avenida Jequitaia, este lugar foi muito requisitado para a construção de trapiches e mercados. Estava protegido!

Caindo aos pedaços, mas ainda se sobe e se desce em mão dupla

Prédio da Receita Federal – Frente para a Avenida Jequitaia e fundos para o Pilar

Na Rua do Pilar concentravam-se os grandes trapiches de Salvador de antigamente. Segundo o dicionário Aurélio, “trapiche” - local onde se guardam mercadorias importadas ou para exportar. Seriam como hoje as grandes distribuidoras atacadistas. Não diríamos que se parecesse com os Shoppings Center de agora, desde que com finalidades distintas.

Um desses trapiches ainda se encontra com suas paredes em pé, até mesmo algumas janelas que o cupim ainda não destruiu totalmente. Referimo-nos ao Trapiche Barnabé.

Quem passa pela Avenida Jequitaia na altura do prédio da Receita Federal, depara-se hoje com esta estrutura monumental, infelizmente oca por dentro. É o Trapiche Barnabé.

Fundos do Trapiche Barnabé
Apesar de extraordinária, esta fachada era apenas os fundos do grandioso trapiche. Sua frente está localizada na Rua do Pilar. Vejamo-la:


Frente


Lateral direita



Lateral esquerda


Entrada principal



Monumental portão de ferro







Nenhum comentário:

Postar um comentário