Vista aérea
Visitamos a Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Uma série de fotos será mostrada nesse blog. Poderíamos fazer um relato completo sobre a instituição, mas em trabalho de pesquisa, encontramos essa matéria de autoria da EMTURSA. Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Sem data. Disponível em www.emtursa.salvador.gov.br/Template.asp?
Excelente o trabalho. Resolvemos reproduzi-lo.
Excelente o trabalho. Resolvemos reproduzi-lo.
"A Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim tem mantido o mesmo objetivo atendendo às classes carentes e suas necessidades. Nesta seção será feito um panorama geral da instituição que tem suas raízes no século XVIII.
Localização
Fundador: Joaquim Francisco do Livramento
Nascido na cidade de Florianópolis, o Frei Joaquim viveu toda a sua vida em razão de ajudar os pobres, viajando sempre a pé vivia como pedinte. Com recursos obtidos fundou em sua terra natal um hospital para os pobres. Deixou dois seminários para órfãos um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Confiou a direção destas instituições a confrarias religiosas. Em 1799 chegou à Bahia e fundou com as esmolas o Asilo de São José no antigo Distrito de Santo Antônio Além do Carmo. (FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATOS) (2006)
Fundação, objetivos e mudanças
O instituto foi denominado Colégio dos Órfãos de São Joaquim, em homenagem ao Irmão Joaquim, seu instituidor que se dedicou de corpo e alma à filantropia, à educação e à instrução das crianças pobres. (FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATOS, 2006).
A instituição foi criada com o intuito de cuidar do seguinte público jovem dando-lhes uma profissão:
filhos de feirantes da feira de São Joaquim; (Em verdade Feira de Água de Meninos- nota própria)
filhos de mães solteiras que não tinham com quem deixá-los quando saiam para trabalhar.
filhos de famílias carentes do bairro;
filhos e netos de escravos (a instituição foi fundada na época em que se consolidava o processo da abolição da escravatura).
No início, na instituição dos Órfãos de São Joaquim havia apenas oficinas para cursos técnicos como sapateiro, pedreiro, eletricista, carpinteiro, ferreiro com o intuito de profissionalizar mão de obra e inserir estes menores no mercado de trabalho e, no caso dos filhos e netos de escravos, oferecer-lhes uma profissão inserindo-os na nova realidade.
Hoje, abriga apenas escola nível primário com projetos para introduzir cursos de informática, hotelaria, garçom e cozinheiro. O objetivo é continuar atendendo a jovens, adaptando-se à realidade atual.
Divisão por gênero
Regime de ensino
Influência religiosa
Inicialmente havia ensino religioso até pela própria origem da instituição. Atualmente a escola atende à grade curricular normal sem interferência religiosa. No complexo não há interferência do padre, nem da Igreja na educação dos alunos. Hoje a escola atende a alunos de diversos segmentos religiosos sem distinção.
Alimentação, material didático e fardamento
Projeto pedagógico, sistema de ensino e tendência pedagógica
Atua com metodologia mista entre o tradicional e o construtivista piagetiano. Segue basicamente às exigências curriculares do Ministério da Educação (MEC) para a formação dos seus alunos.
No colégio além da grade normal há algumas atividades extras entre elas aula de música e oficinas de filosofia.
Perfil do educador
A Casa Pia é mantida por trabalhos voluntários e pelo convênio que tem com a Prefeitura Municipal que dispôs de alguns professores. A própria prefeitura treina e capacita os profissionais da Instituição.
Estrutura física
Não houve qualquer alteração na sua estrutura física somente a restauração e conservação dos ambientes, inclusive encontram-se em excelente estado.
No colégio, além das salas de aula e dos dormitórios há cozinha, refeitório, biblioteca, auditório, sala de apresentações, sala de TV, enfermaria, consultório odontológico, assistência social e quadra de esportes.
Sistemas punitivos
Até pelo próprio perfil, os menores entravam desde cedo na instituição se adaptando assim às suas normas de forma natural. Não há problemas de adaptação e disciplina, em casos isolados sempre houve diálogo e orientação.
Beneméritos
Alunos de destaque
Considerações Finais
A construção deste material possibilitou a preservação, divulgação e conhecimento da história educacional do país. Na realização deste trabalho foi possível verificar as mudanças que ocorreram na educação. Na visita à instituição percebeu-se um ambiente onde o passado e o presente conviviam em excelente harmonia".
essa estituicao recebe crianca sem o conhencimento do pai somente o da mae
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