domingo, 15 de novembro de 2009

SÃO JOAQUIM

Até o capítulo anterior o Largo de Roma e o Largo dos Mares e posteriormente o da Calçada, serviram como uma espécie de marcos de nossa descrição. Ora estamos no presente, ora no passado e, por vezes, tentamos uma projeção do futuro como, por exemplo, as ideias de novas avenidas e espaços outros.

Com a mesma ideia de composição, a partir do presente capítulo, o Largo da Calçada e a Praça Conde dos Arcos, onde se encontram o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, vão nos dar o rumo que precisamos para descrever os caminhos que os ligam.

E, para facilitar a compreensão da descrição, nada melhor que mostrarmos uma foto do Google Earth dessa área. Felizmente, contamos com o recurso desse extraordinário site. internacional.
Entroncamento da Calçada
(Aconselha-se a usar o zoom)
 
A seta em amarelo indica o Largo da Calçada e a sua estação ferroviária sinalizada com seta vermelha escura. Vindo dos Mares, a pequena Rua Padre Antônio de Sá ( seta verde escuro) que é praticamente uma extensão da Avenida Fernandes da Cunha ou Av. dos Mares).
Do lado esquerdo com seta indicativa verde a nossa antiga Rua Barão de Cotegipe, recentemente desapropriada. No alto, em seta vermelha a Rua Fernandes Vieira que vai em direção ao subúrbio ferroviário. Em baixo uma seta verde indica a Av. Jequitaia e mais à esquerda a Av. Eng. Oscar Pontes em seta vermelho. Essas duas últimas, vinda e ida do Comércio.

Há duzentos metros do Largo da Calçada, sentido Comércio, existe uma rua que antigamente as pessoas chamavam-na de Rua do Gazômetro. Hoje é Rua Elias Nazaré que se liga com a Rua Nilo Peçanha. Nela se concentra o comércio atacadista de Salvador. Tem saída no Largo do Tanque, já entroncamento com as entradas que levam aos bairros de São Caetano, San Martin e Liberdade.
Rua do Gagômetro - Hoje Elias Nazaré
 
Por esta rua, à direita, se tem acesso ao Plano Inclinado da Liberdade ou Plano Inclinado da Calçada, ligando os dois bairros. Foi inaugurado em 1981 na gestão do prefeito Mario Kertsz e é um equipamento que torna fácil o deslocamento de pessoas entre o mais populoso bairro de Salvador que é a Liberdade e a Calçada. Tem uma demanda de 240 mil pessoas/mês.


Plano Inclinado Calçada-Liberdade-Calçada

Visão Geral


Visão aérea

Mais adiante vamos encontrar A Casa Pia de São Joaquim e a Feira de São Joaquim


Casa Pia de São Joaquim – Feira de São Joaquim e sua Enseada
Naturalmente que iremos por parte. Primeiramente, vamos tratar da chamada Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Este é seu nome oficial, mas pouca gente conhece como tal. O povo refere-se ao local como “Igreja de São Joaquim”. Alguns poucos o chamam de “Colégio São Joaquim”.
É um local impressionante. Sua beleza arquitetônica é impar. Suas finalidades sociais são extraordinárias. Iremos ver os detalhes na próxima postagem. Por enquanto ficamos apenas na sua localização física/urbana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário