quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FORTE SANTO ALBERTO

Quem passa em frente ao espaço onde funcionava a antiga Feira de Água de Meninos, próximo portanto, da atual Feira de São Joaquim, há de notar uma fortificação alí implantada. É o Forte Santo Alberto.

Forte Santo Alberto -Visto à partir da Avenida Jequitaia - Frente


Visto à partir da Avenida Eng. Oscar Pontes - Fundos

Naturalmente, vem a pergunta – Para que e porquê de um forte nesse local, entre duas avenidas de grande circulação? Baixinho! Pequenino! Longe do mar. Teria sido construído com finalidades militares terrestres, por assim dizer?

Vejamos em vista aérea a sua localização no contexto do local e ainda maior ficará a perplexidade.


O indicador amarelo mostra o Forte Santo Alberto - A linha vermelha indica a Av. Jequitaia - A linha amarela a Av. Oscar Pontes – A linha azul indica como fica longe do Porto de Salvador (700 metros) e a linha verde, indicação da distância de relação à Feira de São Joaquim (300 metros.

Em verdade, não é bem assim. Vamos aos fatos. Ao tempo de sua construção (1594/1610) este espaço não era da forma como estamos vendo na foto Google. Era mais ou menos assim:



O mar chegava junto! Todo esse azul foi aterrado.



Visto de outro ângulo – Indicador amarelo: Forte de Santo Alberto



Olha como era! Por volta de 1694
Projetava-se sobre o mar em cima de uma barreira de recifes.

Não se pode perder a oportunidade de observar que ainda não existia a Avenida Jequitaia Atrás, vê-se um corredor de casas, aliás, casarões. Não há espaço para a avenida que hoje existe. Deveria haver um caminho





Planta circular



Interior.


Força!

Mais significativo ainda é o fato de que o forte que estamos vendo acima, foi construído sobre um outro que existia no local e foi demolido. Verdade! Nesse mesmo local existia o Forte São Thiago de Água de Meninos, também conhecido como Forte Lagartixa, construído entre 1590 e 1610.



Forte São Thiago de Água de Meninos ou Forte Lagartixa.

Tinha como finalidade básica proteger o único acesso então existente à Cidade Alta, a Ladeira da Água Brusca, que iremos tratar em postagem posterior. O Forte do Barbalho ajudava nessa proteção.

O que restou desse forte foi descoberto em 1990. Trata-se de sinais da torre com 6,5 de diâmetro. Vejamo-los:

Sinais da torre



Escada de acesso ao passado!












Um comentário: